segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Subversão Literal de Chuck Palahniuk

Um direto no queixo do estilo de vida contemporâneo. Assim mesmo que a obra de Chuck Palahniuk pode ser considerada. A busca de um significado em meio a um mundo superficialmente material, uma questão complexa e para muitos insana. Uma crítica mordaz ao sistema de vida norte americano, adotado como base do pensamento consumista, que se alastrou pelos continentes através da nova ordem da globalização. Baseado nisso Palahniuk constrói uma lúcida e contundente obra, caracterizada por altas doses de subversão emocional, física e psicológica. Seus personagens são indivíduos perplexos que convivem em luta com conflitos intrínsecos moldados pelo ambiente que os envolve, asfixiados nas angústias de uma vida frustrada, esparsa e sem sentido.
David Finchner
Filme "Clube da Luta"
Em "Clube da Luta", escrito em 1996, e magistralmente adaptado ao cinema por David Finchner, suas idéias corrosivas são expostas na personalidade marcante dos personagens, quando o narrador da estória, busca através do consumo material, encontrar sua essência existencial, e em determinado momento de sua vida, percebe o buraco ilusório que estava cavando em seu destino. A partir daí a trama chocantemente se desenrola em torno de um enigmático clube de luta clandestino. Um livro aterradoramente fantástico que retrata de forma irônica, violenta e auto destrutiva, as mazelas ideológicas que configuram o pilar da tão sonhada modernidade.



O autor - Chuck Palahniuk

escritor, electromundo
Chuck Palahniuk
Nascido em Pasco, Washington a 21 de Fevereiro de 1961, Palahniuk, apesar de ter formação acadêmica de jornalismo, antes da carreira de escritor, exercia a profissão de mecânico de automóveis. Dedicava-se também a trabalhos voluntários em hospícios, abrigos para sem-teto e dava carona a pacientes terminais até os locais onde se reuniam os grupos de apoio. Ele ainda era membro de um grupo que criticava a apatia da sociedade diante da ordem econômica, política e social estabelecida pela elite dominante. Desde cedo fora um ávido leitor, Palahniuk aproveitou sua paixão pela literatura e suas experiências de vida para nutrir seu mundo imaginário e transformar toda a subversidade de seus pensamentos em livros e contos que afloram toda a perplexidade humana diante do caos social que nos cerca.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...