Fela Kuti |
No final da década de 70 Fela leva sua banda, África 70, para excursionar pelos Estados Unidos, deparando-se com o auge da guerra racial na América do Norte, onde acabaria por descobrir o movimento Black Power e o Partido dos Panteras Negras, vindo a se envolver profundamente com a ideologia e com os membros destas organizações, influenciando fortemente seu pensamento e convicção política.
Ao retornar para a Nigéria, Fela Kuti, acaba formando a República Kalakuta, uma comuna, composta por um estúdio de gravação e uma casa, onde abrigava simpatizantes conectados a música, e, a qual mais tarde ele declarou independente do Estado da Nigéria, causando um alvoroço entre os políticos e militares que governavam o país. Mais tarde aconteceria um triste episódio onde a República Kalakuta é atacada e e incendiada por militares, sendo Fela Kuti e seus integrantes espancados e torturados, dando fim a comuna independente de Kalakuta.
Com sua ideologia libertária Fela comandava a banda através de performances contundentes e explosivas. Fela Kuti e África 70 formavam um turbilhão sonoro, como uma avalanche despencando montanha abaixo. Bateria, teclados, percussões, trombones, guitarras, trompetistas, baixo, saxofone, backing vocals e bailarinas, além do forte apelo ideológico e político, o palco transbordava de energia levando o público ao delírio.
Open and Close/Afrodisiac - 1972 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.