segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fela Kuti e o Afrobeat

fela kuti
Fela Kuti
A história do Afrobeat começa por um jovem negro africano, que no final de década de 50, deixa sua terra natal com destino à Inglaterra, para estudar música. Misturando jazz, rock psicodélico, funk, e ritmos africanos, Fela Kuti, cria um ritmo híbrido que posteriormente seria batizado de Afrobeat.
No final da década de 70 Fela leva sua banda, África 70, para excursionar pelos Estados Unidos, deparando-se com o auge da guerra racial na América do Norte, onde acabaria por descobrir o movimento Black Power e o Partido dos Panteras Negras, vindo a se envolver profundamente com a ideologia e com os membros destas organizações, influenciando fortemente seu pensamento e convicção política.
Ao retornar para a Nigéria, Fela Kuti, acaba formando a República Kalakuta, uma comuna, composta por um estúdio de gravação e uma casa, onde abrigava simpatizantes conectados a música, e, a qual mais tarde ele declarou independente do Estado da Nigéria, causando um alvoroço entre os políticos e militares que governavam o país. Mais tarde aconteceria um triste episódio onde a República Kalakuta é atacada e e incendiada por militares, sendo Fela Kuti e seus integrantes espancados e torturados, dando fim a comuna independente de Kalakuta. 
Com sua ideologia libertária Fela comandava a banda através de performances contundentes e explosivas. Fela Kuti e África 70 formavam um turbilhão sonoro, como uma avalanche despencando montanha abaixo. Bateria, teclados, percussões, trombones, guitarras, trompetistas, baixo, saxofone, backing vocals e bailarinas, além do forte apelo ideológico e político, o palco transbordava de energia levando o público ao delírio.   
Fela Kuti
Open and Close/Afrodisiac - 1972
Revolucionário na música, no pensamento e na atitude, Fela Kuti construiu uma vasta obra sonora e ideológica. Um homem que acima de tudo sempre lutou por seus ideais, usando a música como arma contra as forças dominantes de um sistema opressor num continente excluído e marginalizado. Este foi Fela Anikulapo Ransome Kuti (Abeokuta, 15 de Outubro de 1938 — Nigéria, 2 de Agosto de 1997) um multi instrumentista, músico e compositor, ativista político, um gigante rítmico e acima de tudo um grande ser humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...