É através desta forma de expressão humana que nossos ancestrais deixaram seus primeiros relatos nas paredes das cavernas a alguns milhares de anos atrás. Desde então as artes plásticas vêm inebriando nossa imaginação, contribuindo para o desenvolvimento cultural da espécie humana.
O encantamento pelas cores é algo que transcende os limites da razão, elas não só apenas fascinam, mas arrebatam e produzem modificações na alma, quer despertando júbilos e ânimo, ou causando melancolia e abatimento.
O homem encontrou no uso das artes plásticas a maneira ideal para dar forma concreta a suas idéias; e, através das cores, expressar suas mais intensas emoções. O artista, emprega toda sua habilidade e seu intelecto para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética de um determinado momento histórico, extraindo da bagagem cultural, adquirida durante a experiência de vida, as inspirações e as motivações necessárias para transformar simples objetos, em sublimes artefatos que transbordam de significados.
Uma obra de arte não melhora com o tempo, e estranhamente, também não piora com ele. Esta dicotomia aponta para o poder atemporal produzido pelas mesmas, e mostra também, que o que muda é o modo como às características ou padrões se manifestam pelo decorrer dos tempos.
A importância das obras de arte é de suprema relevância para buscarmos um melhor entendimento de nossa precária situação humana. Ao sermos expostos perante a complexidade do mundo de formas e cores das manifestações artísticas, somos arremessados a longínquas jornadas através dos tempos, penetrando os vastos labirintos da reflexão, promovendo o alargamento da consciência.
Numa sociedade tão desequilibrada quanto a nossa, a chave para a mudança de pensamento, reside na busca pelo conhecimento através da disseminação cultural.
Deixamos aqui então nossa admiração por estes veneráveis artistas que influenciados por suas emoções, sua personalidade e seu estilo de vida, transformaram seus estímulos em elementos estéticos carregados de significado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.