H.P. Lovecraft |
Suas histórias são profundamente perturbadoras, sempre acalentadas por atmosferas sombrias, personagens misteriosos e criaturas estranhas, as quais dizia serem representações que perambulavam seus sonhos, ou seriam pesadelos?
Nos férteis vales mentais de Lovecraft, nasceram os Mitos de Cthulhu, culto mitológico baseado em monstros e seres fantásticos que habitavam os seus contos e suas estórias, que, juntamente com sua mais misteriosa e polêmica criação o livro Necronomicon, um grimório de ritos mágicos e sabedoria proibida, formam o alicerce de sua incrível obra.
O Necronomicon - O Livro dos Mortos
O Necronomicon - O Livro dos Mortos
A principio o Necronomicon seria um livro ficticio criado por Lovecraft onde são descritos numerosos rituais para ressuscitar os mortos, contactar com entidades sobrenaturais, viajar pelas dimensões onde habitam estes seres, trazer de volta à Terra antigas divindades banidas e aprisionadas, que teria sido escrito em damasco pelo poeta árabe excêntrico Abdul Alhazred. É mencionado ainda que a sua simples leitura basta para provocar a loucura e a morte no leitor. Mas Lovecraft cunhou um misterio em torno do Necronomicon, ao fornecer inumeros dados supostamente reais a respeito de sua origem e história, existindo relatos de pessoas que acreditam piedosamente que o livro seja uma obra real. Um reflexo de toda a genialidade e habilidade criativa do escritor, ou seria , realmente, o Necronomicon, um livro oculto de saberes alienígenas?
A influência Lovecraftiniana
O Cosmicismo lovecraftiniano influenciou varios gêneros artisticos. Bandas como Black Sabbath, com a música Behind the Wall of Sleep, título de um conto de Lovecraft (Atrás da parede do sono) e Mettalica com a faixa instrumental The Call Of Ktulu, cultuaram suas estórias extraordinárias; e no cinema, inspirou filmes como o clássico The Evil Dead de Sam Raimi.
E então para encerrarmos esta funesta homenagem a Lovecraft, aí vai, uma passagem de sua obra, extraído do livro "O Caso de Charles Dexter Ward", um trecho para enfrentarmos os tempos difíceis que poderemos encontrar durante nossa jornada existencial:
“Com o Sol na V casa, Saturno na tríade, desenho o Pentagrama do Fogo e pronuncie o nono verso três vezes. Repita este verso na véspera do dia da Cruz e de Todos os Santos e a coisa se multiplicará nas esferas exteriores. E da semente do velho nascerá Um que olhará para trás embora não saiba o que busca.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.