quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sociedade da Grã Ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez


Sociedade da Grã Ordem Kavernista, uma seita ancestral, uma antiga confraria, ou uma conglomeração imaginária nascida na mente de Raul Seixas?  Esse foi o nome da banda que contava com a participação dos artistas Raul Seixas, Edy Star, Miriam Batucada e Sergio Sampaio. Gravaram um único álbum em 1971, pela gravadora CBS, onde Raul, até então trabalhava como produtor musical. A idéia foi realizar um experimentalismo sonoro. A gravadora não teria gostado muito do resultado, motivo pelo qual o disco "Sociedade da Grã Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10", teria sido pouco divulgado, aliado a isso, ainda haveria o problema do disco ser concebido no auge da ditadura militar, contribuindo ainda mais para o album ficar no ostracismo. Esses fatores elevaram os LPs originais ao statuts de raridade. 
A obra foi concebida em estilo de ópera rock, onde eram retratados os conflitos, problemas e a vida dos "forasteiros" que migraram, em meio a efervescência cultural, para a metrópole carioca no final da década de 60 e início de 70, atrás de seu destino artístico e musical. O disco "Sociedade da Grã ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez" é uma mistura de vários estilos: musica regional brasileira, samba e seresta (homenagens a velha guarda da boêmia carioca), rock e psicodelia, no mais característico estilo "raulzito", autor da maioria das letras em parceria com Sergio Sampaio, exceto "Soul Tabarôa", de Antônio Carlos e Jocáfi e "Chorinho Inconsequente", parceria de Sampaio com Edy Star.
Uma reunião de quatro grandes mentes da música brasileira. Raul Seixas, dispensa comentários. Com sua visão profeticamente irônica e crua, desde cedo foi o soco no estômago da demagogia social. Sergio Sampaio com suas sombrias composições agoniantemente poéticas, influenciado por elementos de Kafka e Augusto dos Anjos. Edy Star desfilava sua inventividade, usando suas performances irreverentes (tido como um dos primeiros artistas Glam do Brasil) e pra fechar Miriam Batucada com sua voz doce e suave, dava o toque de leveza ao "subversivo" e experimental quarteto fantástico. 
      
Raul Seixas, Edy Star, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada
Sociedade da Grã Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 - 1971

"Eu comprei uma televisão,
À prestação, à prestação.
Eu comprei uma televisão,
De distração, de distração,
De distração..."

Trecho da faixa "Sessão das Dez".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...