terça-feira, 14 de agosto de 2012

Edvard Munch e a angústia existencial

auto retrato
Edvard Munch




"A doença, a loucura e a morte são anjos negros que insistem em espiar sobre meu berço". Esta frase proferida por Edvard Munch, ajuda a explicar a angustiante atmosfera de desolação e desespero presente em suas obras, que nada mais são do que reflexo de profundas cicatrizes entranhadas em seu âmago, devido fortes turbulências emocionais e afetivas que marcaram sua vida, principalmente em sua juventude quando fora arrebatado por sucessivas perdas familiares com a morte de seus pais, um irmão e uma irmã. 
Sofrimentos, prazeres, alegrias e tristezas, sentimentos inseparáveis à vida, sem os quais a existência humana parece não poder ser concebida, insumos primordiais às inspirações artísticas. E foi nessa lavoura de agonias e tristezas que Munch, com esmero, plantou suas gravuras e pinturas regadas e fertilizadas com altos teores de intensidade emotiva e psicológica.
Suas pinturas transbordam de um profundo significado, relatando situações críticas da relação existencial humana.

Algumas de suas magníficas expressões:


Edvard Munch
O grito (1893)







    


Sua obra mais conhecida, considerada um ícone da ansiedade existencial. As pinceladas pesadas e as imagens distorcidas são características marcantes suas.
















Edvard Munch
Amor e Dor (1893-1894)





 

Também conhecida como o Vampiro, a obra gerou notoriedade a Munch que ao expo-lá em Berlim, causou tanta polêmica que a exposição foi fechada depois de uma semana.







Edvard Munch
Cinzas (1894)



A dança da vida (1899-1900)






















A cena da dança sob o luar, faz parte da série o Friso da Vida: um poema sobre a vida, o amor e a morte, onde o pintor busca contemplar, numa mesma tela, os sentimentos de amor, ansiedade e morte.







A criança enferma (1907)





Uma de suas imagens mentais, que retrata a situação de sua irmã moribunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...