sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A heterogeneidade musical do Talking Heads

camiseta
Talking Heads
Desvinculados de estilo e sempre disponíveis a explorar os mundos do experimentalismo, os cabeças falantes, adotaram, como poucos, o conceito da livre vastidão do universo musical, englobando harmoniosamente em suas canções o rock e elementos dos primórdios sonoros, a musicalidade tribal. 
A dialética universal da banda se estende desde as letras de suas canções até sua formação, que tinha como integrante uma mulher Tina Weymouth (baixo e teclado), o que era pouco comum para época. Os demais integrantes eram David Byrne (guitarrista e vocalista),  Chris Frantz (bateria) e Jerry Harrison (guitarra e teclado). 
As primeiras aparições públicas do Talkink Heads ocorreram no auge do cenário punk em Nova York, no lendário CBGB'S Club. Sua primeira manifestação foi em 1975, na abertura de um show dos RAMONES.
Rapidamente o Talking Heads saía da cena underground e rumava para as paradas das rádios, com a primeira faixa do álbum lançado em 1977 intitulado 77, a canção Uh-Oh, Love Comes to Town. Mas todos os pretextos de normalidade foram abandonados a partir da segunda faixa desse mesmo disco, e os Talking Heads, finalmente, começaram a mostrar o experimentalismo sonoro que os acompanhou durante toda sua carreira. 
As letras eram estranhas e perturbantes, pareciam terem saído de um divã psiquiatra, embaladas pela voz alucinada de David Byrne. E com essa combinação incomum o Talking Heads consegue unir o pop ao underground sem perder sua essência e originalidade.

Alguns dos principais álbuns da banda:


Talking Heads
Talking Heads: 77 - 1977



Primeiro disco da banda, contém um dos grandes clássicos do rock, a canção "Psycho Killer".

















Talking Heads
More Songs About Buildings and Food - 1978






A capa do álbum foi concebida por David Byrne (vocalista), e executada pelo artista Jimmy De Sana, é um mosaico de imagens da banda que inclui 529 fotografias em close-up Polaroid.













Talking heads
Fear of Music - 1979


Depois de resultados insatisfatórios com a gravação do álbum, a banda tomou a decisão de ensaiar no sótão da casa do casal Chris Frantz (baterista) e Tina Weymouth (baixista), onde os mesmos ensaiavam antes de assinar com uma gravadora em meados dos anos 70. Em 22 de Abril e 6 de Maio de 1979, uma van tripulada por uma equipe de engenharia de som estacionado em frente a casa de Frantz e Weymouth e correu cabos através de sua janela do sótão. Sobre estes dois dias, Talking Heads gravou as faixas básicas juntamente com o produtor Brian Eno. 







Talking Heads
Remain in Light - 1980

Após a turnê de Fear of Music de 1979, o casal Frantz e Weymouth, discutem a possibilidade de deixar a banda, devido a um desgaste com o vocalista David Byrne. Buscando refletir sobre o estado da banda e seu casamento o csal decide tirar umas longas férias no Caribe. Durante a viagem, o casal envolveu-se em cerimônias religiosas de Vodu haitiano praticado com diversos tipos de instrumentos de percussão, e na Jamaica, conviveram com as raízes do reggae. A experiência foi tão positiva e inspiradora que o casal comprou um apartamento nas Bahamas, onde mais tarde chegaria David Byrne e o produtor de longa data Brian Eno, para gravarem o 4º álbum da banda, e assinarem a reconciliação. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...