quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A revolução fotográfica de Paul Outerbridge

A noção de tempo e ordem, parece estagnar quando a palavra arte é invocada. Fazendo uma viagem nostálgica ao início do século passado, onde Paul Outerbridge iniciava sua eterna e revolucionária passagem no mundo da criação artística. 
Outerbridge, antes de começar a olhar o mundo pelas lentes de sua máquina, estudou na Associação dos Estudantes de Arte de Nova York, nos anos de 1915 a 1917, vindo depois a trabalhar como ilustrador e designer. Alguns anos depois, em 1921, matricula-se numa escola de Fotografia e inicia sua fantástica, chocante e escandalosa obra, sentimentos que a sociedade da época usava para tentar compreender as exóticas imagens captadas por sua lente.
Outerbridge foi um pioneiro da fotografia colorida, especialmente usando o elaborado processo de coloração carbro, que lhe permitia controlar tons criando imagens incrivelmente realistas. Estas suas habilidades e técnicas ajudaram-no a criar obras de vanguarda, sendo rapidamente muito bem aceito pelo mundo da publicidade. 
Depois de ganhar reputação como fotógrafo inovador, Outerbridge passou a concentrar sua criatividade em retratos de mulheres nuas e também em imagens medonhamente surreais, e ás vezes mesclando as duas idéias. 
Devido a esse seu pensamento vanguardista, suas idéias e obras eram taxadas como indecorosas, e isso, o afetou drasticamente, a ponto de, em 1943, mudar-se para Hollywood, para trabalhar com moda, passando a fotografar apenas esporadicamente.

  
Paul Outerbridge
Mesa de Cozinha - 1921



Paul Outerbridge
O colarinho - 1922




 
O colarinho, foi uma de suas primeiras imagens publicitárias, e chamou tanto a atenção, que Marcel Duchamp (renomado pintor e poeta frânces), teria rasgado a fotografia do colarinho engomado para pendurá-la na parede de seu estúdio.











 
Paul Outerbridge
Auto-retrato - 1927







Um estranho e curioso auto retrato feito em 1927.








Paul Outerbridge
Triunfo do ovo - 1932









Paul Outerbridge
Nú com jaqueta de líder de banda - 1936


















Paul Outerbridge
Nú com máscara e chapéu - 1936








Nessa fase Outerbridge começa fazer seus experimentos com técnia pioneira para colorir fotografias, se concentrando em retratos de nús femininos. 



Paul Outerbridge
Phoenix Subindo - 1937























Paul Outerbridge
Mulher com garras - 1937




Nesta obra Outerbridge navega em ambientes surreais, sem abandonar o nú, fazendo uma bizarra fusão. 
















Paul Outerbridge
Mulher com cobra - 1938

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...