A noção de tempo e ordem, parece estagnar quando a palavra arte é invocada. Fazendo uma viagem nostálgica ao início do século passado, onde Paul Outerbridge iniciava sua eterna e revolucionária passagem no mundo da criação artística.
Outerbridge, antes de começar a olhar o mundo pelas lentes de sua máquina, estudou na Associação dos Estudantes de Arte de Nova York, nos anos de 1915 a 1917, vindo depois a trabalhar como ilustrador e designer. Alguns anos depois, em 1921, matricula-se numa escola de Fotografia e inicia sua fantástica, chocante e escandalosa obra, sentimentos que a sociedade da época usava para tentar compreender as exóticas imagens captadas por sua lente.
Outerbridge foi um pioneiro da fotografia colorida, especialmente usando o elaborado processo de coloração carbro, que lhe permitia controlar tons criando imagens incrivelmente realistas. Estas suas habilidades e técnicas ajudaram-no a criar obras de vanguarda, sendo rapidamente muito bem aceito pelo mundo da publicidade.
Depois de ganhar reputação como fotógrafo inovador, Outerbridge passou a concentrar sua criatividade em retratos de mulheres nuas e também em imagens medonhamente surreais, e ás vezes mesclando as duas idéias.
Devido a esse seu pensamento vanguardista, suas idéias e obras eram taxadas como indecorosas, e isso, o afetou drasticamente, a ponto de, em 1943, mudar-se para Hollywood, para trabalhar com moda, passando a fotografar apenas esporadicamente.
Mesa de Cozinha - 1921 |
O colarinho - 1922 |
O colarinho, foi uma de suas primeiras imagens publicitárias, e chamou tanto a atenção, que Marcel Duchamp (renomado pintor e poeta frânces), teria rasgado a fotografia do colarinho engomado para pendurá-la na parede de seu estúdio.
Auto-retrato - 1927 |
Um estranho e curioso auto retrato feito em 1927.
Triunfo do ovo - 1932 |
Nú com jaqueta de líder de banda - 1936 |
Nú com máscara e chapéu - 1936 |
Nessa fase Outerbridge começa fazer seus experimentos com técnia pioneira para colorir fotografias, se concentrando em retratos de nús femininos.
Phoenix Subindo - 1937 |
Mulher com garras - 1937 |
Nesta obra Outerbridge navega em ambientes surreais, sem abandonar o nú, fazendo uma bizarra fusão.
Mulher com cobra - 1938 |
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