sexta-feira, 15 de junho de 2012

Nação Jazz - St. Thomaz por Sonny Rollins


O jazz nasceu nos Estados Unidos no início do século XX, mas suas raízes como bem sabemos são puramente africanas. Um povo explorado historicamente que ajudou a construir a civilização ocidental com sua mão de obra escrava. Os negros foram responsáveis também pela construção de um riquíssimo e contagiante legado musical como o blues, o gospel e é claro o jazz.
 Um som onde a liberdade comanda a harmonia entre músicos que tocam em perfeita sincronia na base do improviso alternando solos instrumentais de forma genial.
Muito cultuado também pelos beatniks, devido a sua liberdade criativa de improvisação, o Jazz foi um dos elementos influenciadores adotados por estes jovens americanos em suas experiências transcendentais.
Muito se escreve e se fala sobre jazz pela internet em inúmeros sites e artigos, então vamos direto ao assunto, ouvindo, desculpem, ou melhor, sentindo a vibração das ondas sonoras da música "St. Thomas" comandada pelo saxofone de Sonny Rollins, e seus parceiros Kenny Drew no piano, Niels-Henning Orsted Pedersenpra, no baixo e Albert "Tootie" Heath na bateria, numa incrível improvisação harmônica pra lá de inspirada.
Por alguns minutos, desvincule-se de pensamentos. Tire seus calçados. Diminua o ritmo. Procure se acomodar da melhor forma possível em sua cadeira, cama, poltrona ou até mesmo no chão. Acalme-se, e sinta o ar fluir calmamente por seus pulmões. Apenas abra seus sentidos e deixe-se levar pela vibração sonora do Jazz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...