segunda-feira, 11 de junho de 2012

Helter Skelter - o legado Heavy Metal deixado pelos Beatles

beatles

A primeira música a iniciar uma pegada mais pesada no rock, nasceu das mentes inventivas dos Beatles, mais precisamente do vigor deliberado de Paul McCartney para criar uma canção mais alta e distorcida do que a musica I Can See For Miles, do The Who. Quando Paul leu uma entrevista de Townshend, onde este dizia que era o som mais barulhento e pesado que o Who criara até então.
Helter Skelter foi gravada no “Álbum Branco” de 1968, em esforço conjunto dos Beatles e do engenheiro de som George Martin. Tentando fazer a bateria soar o mais alto que pudesse. Incessantes gravações foram feitas para tentar deixar o som cada vez mais sujo, com Ringo tocando o mais forte e feroz que podia. Após o 18º take, Ringo Star já estava exausto e não aguentava mais tocar bateria daquela maneira selvagem, e então atirou as baquetas no chão e gritou “I've got blisters on my fingers!” (Eu estou com bolhas nos dedos). Os Beatles acabaram incluindo a fala do baterista no final da música na versão estéreo.

beatles
White Album - 1968

Numa época onde os recursos de gravação eram limitados, os Beatles mais uma vez mostraram sua capacidade de criação, construindo uma musica que influenciaria um novo e cultuado estilo de rock.  
A canção esteve ainda ligada a um dos episódios mais bárbaros e bizarros da história norte americana, o caso Tate-LaBianca, duas chacinas ocorridas em Hollywood de autoria de membros da denominada família Manson, que escreveram com sangue nas paredes das casas das vitimas os dizeres “Helter Skelter”.
Helter Skelter mexeu com a perturbada mente de Charles Manson, o qual dizia que a letra fazia referencias proféticas a uma suposta confusão no mundo, uma guerra racial, que desencadearia um conflito étnico mundial. Esta idéia apocalíptica motivou Manson a fundar uma comunidade - numa pequena fazenda no interior da Califórnia, próxima a Los Angeles - que se submetia as suas estranhas doutrinas. O acontecimento foi tão marcante que o advogado que liderou a acusação de Manson escreveu um livro contando a história, intitulado de “Helter Skelter”, dando origem ao filme homônimo.

Charles Manson
Helter Skeleter - o filme (2004)
John Lennon disse em uma entrevista a revista Rolling Stone em 1970: "Costumávamos tirar sarro disso ou daquilo, de uma maneira não ofensiva..." E sobre a canção, "… Mas eu não sei o que ‘Helter Skelter’ significava, pra mim era só barulho."
No projeto "The Beatles Anthology" Paul disse: "Manson nos interpretou como ‘os quatro cavaleiros do Apocalipse.’ Eu ainda não entendo qual foi a jogada; é sobre a Bíblia, Revelação – Eu não li então eu não sei. Mas ele interpretou a coisa toda. Nós éramos os cavaleiros, Helter Skelter era a mensagem, e ele achou que podia sair e matar todos por aí."
Deixando de lado a psicopatia e os mistérios que rondam o subconsciente humano, o certo é que a eletrizante poeira sonora de Helter Skelter, inundou o mundo da música, como uma nuvem cósmica, trazendo interferências que distorceram as conexões sonoras, abrindo novos canais para o rock and roll.  
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...