terça-feira, 30 de outubro de 2012

O pensamento iconoclástico de Marcel Duchamp

"Eu me obriguei a me contradizer para evitar que eu me conformasse com meu gosto". Desapontado com o formalismo que tomava conta da vanguarda artística até então, Duchamp decide subverter as formas e conceitos tradicionais, reinventando-se e transformado drasticamente o universo das artes através da criação do conceito do ready mate
Com este pensamento Marcel Duchamp despreza noções, os estilos e a forma de manufatura dos objetos de arte, entendendo que qualquer artefato banal ou industrializado poderia ser transformado numa peça com sentido expressivo, focando não no artigo em si, mas sim na questão da produção da idéia, abrindo as portas para que a arte se tornasse um grande questionamento. 

Marcel Duchamp
Nu descendo a escada - 1912


Marcel Duchamp causava impacto antes mesmo de ingressar no conceito do ready mate, quando adotou o estilo cubista por algum tempo, se integrando ao grupo Puteaux (cubismo orfeônico), não demonstrando lealdade ao movimento, como aconteceu com sua obra "Nu descendo a escada", sofrendo polêmicas objeções de seus colegas, os quais pediram para que renomeasse a obra ou a retirasse da mostra. Ele então a retirou e decidiu não fazer mais parte do grupo.






Marcel Duchamp
A roda da bicicleta - 1913





O termo ready mate significa já pronto. Na visão de  Duchamp o objeto passa do plano funcional para o plano simbólico, obrigando o espectador a refletir sobre a real idéia formulado com aquela imagem tão trivial e comum, que cerca o cotidiano da existencia humana. "A roda de bicicleta" foi sua primeira obra iconoclástica (destruição de símbolos, ídolos, crenças e tradições).









Marcel Duchamp
A fonte - 1917






Porém, sua obra  ready mate mais famosa e polêmica foi "A fonte" (1917), um urinol de porcelana que escadalizou a crítica novaiorquina, ao ser enviada por Duchamp para figurar entre obras a serem julgadas nun concurso de arte, deixando o júri intrigado e perplexo, que rejeitou a escultura sem compreender o que estava acontecendo.















Um título tão excêntrico e desenquadrado do contexto quanto a obra em si, um intricado conjunto de cubos e um osso de choco (uma epécie de molusco marinho)e um termômetro, dentro uma gaiola para pássaros. Esta estranha dialética de perpectivas e sentidos múltiplos arromba portas, até então intocáveis, no horizonte da arte contemporânea, fazendo emergir novas formas de avaliação paralelamente ao belo, ao sublime e ao harmonioso.

Marcel Duchamp
Por que você não espirra Rose Selavy? -  1921




Marcel Duchamp
Rose Selavy - Pseudônimo de Marcel Duchamp




Duchamp desde a tenra juventude fora um apaixonado pelo simbolismo, e adorava trocadilhos visuais e verbais. E sua atitude de assumir a identidade de uma mulher, soaria mais drámatico e misterioso perante os olhos da crítica e da sociedade.
Rose Selavy transformou-se então em seu famoso psudônimo, dando-lhe a possibilidade de explorar, ainda que superficialmente, a experiência do lado feminino.








 


Marcel Duchamp
Etant Donnes - 1968



 Sua última obra só veio a conhecimento do público após sua morte em 1968. Repleta de simbolismos e metáforas, esta obra incita o observador a abandonar seu ponto de vista de receptor passivo, que tem que espreitar por dois orifícios colocados na altura do olhar, numa porta fechada e corroída pela passagem do tempo.
Marcel Duchamp
Visão geral e externa de Etant Donnes - 1968

















Sem dúvida seu legado é imenso, por sua atitude de destruir crenças e conceitos até então pré estabelecidos, alargando o horizonte de entendimento das artes, influenciando os movimentos contemporâneos de novos artistas, e principalmente ao espectador, que fora incitado a ter sempre um olhar múltiplo sobre os acontecimentos e objetos que permeiam o seio da civilização humana. 

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