Alejandro Jodorowski |
Náusea, ânsia, repugnância, nojo. Palavras que expressam os sentimentos oriundos da obra do chileno Alejandro Jodorowsky. Afastado dos típicos padrões do cinema hollywoodiano, seus filmes dificilmente serão assimilados, compreendidos e divulgados pela mídia tradicional. Com muita perspicácia, Jodorowsky é um dos raros talentos do cinema que escreve, dirige e
atua em todos as suas películas.
A atmosfera de suas filmagens são repletas de cenas bizarras, violentas, carregadas de simbolismos filosóficos e sátiras às grandes mazelas que condicionam o ser humano e a civilização, com altas doses de subversão anti cristã e culto ao misticismo.
Palavras por si só não conseguem descrever seus filmes, no entanto, estejam desprovidos de moralismo e preconceitos para adentrarem nos abismos mentais do polêmico e impactante psicomago Jodorowski. Eis alguns de seus filmes mais marcantes:
Imagem do filme El Topo - 1970 |
El topo
O filme conta a história de um violento bandido que vaga pelo deserto mexicano à procura da elevação espiritual. A sensação de sonho (bom ou mal) é instantânea, as cenas vão e vem e nem sempre o que aparece diante dos olhos agrada aos sentidos. Jodorowsky lança um um torpedo contra os sentidos do telespectador, provocando as mais estranhas emoções. Uma experiência impressionante.
Imagem do Filme El Topo - 1970 |
Montanha Sagrada - 1973 |
Montanha Sagrada (Holy Mountain)
O estilo sarcástico repugnante e de difícil digestão de Jodorowsky continua, só que agora com doses um pouco mais licérgicas. Montanha sagrada é um filme repleto de simbolismos místicos, com poucos diálogos, onde as cenas são construídas através de imagens e cenários oníricos e surreais. O filme representa o auge da confluência entre as idéias místicas de Jodorowski com o cinema.
Mais uma obra onde o psicomago chileno proporciona uma viagem além da experiência audiovisual, rumando para universos espirituais através de uma perturbante divagação do inconsciente.
Santa Sangre - 1989 |
Santa Sangre
Descrever os filmes de Jodorowsky é uma tarefa um tanto difícil, pois a linguagem cinematográfica perturbadora necessita ser assistida, sentida, para tocar os sentidos em busca de profundas reflexões. Santa Sangre juntamente com Montanha Sagrada e El Topo, fazem parte da onírica trindade surreal de obras primas que Jodorowsky criou para intrigar as mentes dos espectadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.