sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Erkin Koray, e a psicodelia progressiva turca do anatolian rock

O rock surgido nos guetos, oriundo do resultado de miscigenação racial e cultural. Uma fusão musical presente em todos os movimentos de contestação social. Ritmo execrado pelo sistema, que mesmo assim não conseguiu domá-lo, e numa era de repressão social, parecia ganhar mais força a cada instante. Cruzando fronteiras e derrubando barreiras pelos quatro cantos do mundo, ele chegou até a Turquia, através da mente daqueles instáveis seres fartos da estabilidade condicionada, como foi o caso de Erkin Koray e seu anatolian Rock.

Erkin Koray
Álbum Illa Ki - 1983
O poder do rock não se limita somente às vibrações sonoras emitidas pela conjunção dos fatores que interligam poesia, músico, instrumentos e amplificadores elétricos. Sua essência transcende os limites sonoros, mergulhando dentro do âmago social, nas profundezas da civilização humana. Alimentado pelo espírito da contestação social trazido pela onda da contracultura em meados do século passado - numa época de comunicações esparsas desprovida de internet - suas sementes germinaram de forma alastrante pelo globo, rompendo com as sólidas barreiras geopolíticas impostas pelos regentes do sistema. As estruturas tradicionais rachavam.

E assim foi na Turquia, numa época crítica dominada pela ortodoxia cultural e religiosa, começavam a surgir seres estranhos, de cabelos compridos armados com guitarras e amplificadores elétricos, que resolveram incorporar à musica tradicional turca a conjunção racial e sonora contida no rock, dando origem a uma sonoridade ímpar, um ritmo lisérgico denominado de anatolian rock, ou o anadolu rock em turco, como queiram.

tiago sinhor


Erkin Koray foi um destes "demônios alados" emergido em meio ao inquieto movimento musical e social que invadia as fronteiras turcas nos idos da década de 60. E mais uma vez lá estava ele, o rock, amaldiçoado pelo sistema, sempre carregou em sua genética os uivos de protesto e insatisfação daqueles instáveis e aptos ao inconformismo diante a estabilidade do atual estado das coisa.

A música de Erkin Koray carrega a bagagem ideológica de constestação sem deixar de lado a sonoridade incrível, repleta de percussões no melhor estilo turco, acompanhada pelos solos de sitar, baglama e guitarra, expondo suas as influências do rock progressivo e psicodélico, como Frank Zappa, Beatles e Led Zeppelin.

Erkin Koray

Elektronik Türküler - 1974

 
Absorver sua música é como deixar se levar pela hipnose lisérgica da década de 60 e mergulhar numa jornada surreal dentro da mente atravessando os desertos da reflexão, sentado sob um tapete voador ao ritmo da transcendentalidade sonora do rock anatolian. 















.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...