terça-feira, 23 de julho de 2013

Crônicas anacrônicas atarantadas sistematicamente - A oculta culinária vegana

dieta vegana
Certas escolhas, em determinados momentos, nos tornam concorrentes da normalidade. Eu que o diga, quando indagado a respeito de minha opção alimentar.
Crescido, desenvolvido, criado e recriado em meio à rotina imposta pela tradição carnívora, possuía até então, uma concepção alimentar estritamente enraizada sob a ótica da origem animal. Porém já faz algum tempo que venho abolindo esta fonte do cotidiano nutritivo. Este instigante divórcio jogou-me abruptamente diante de uma nova percepção sobre a gastronomia e suas técnicas, ainda mais quando mergulha-se para dentro dos abismos ocultos da culinária vegana. 
Penetrar neste intrincado e paralelo mundo de ingredientes e combinações que mais se assemelham a experiências de alquimia do que a receitas culinárias, significa romper com  paradigmas até então aceitos e absorvidos por nossa cultura sob a pressão das "forças condicionantes que determinam a normalidade de hábitos e rotinas sociais". Essa violação com o axioma alimentar, implica uma mudança de estilo de vida, não exatamente uma nova maneira de ver o mundo, mas sim de senti-lo, talvez, numa intensidade mais profunda, distante da tão cultuada comida rápida que nos é ofertada incessantemente pelas ferramentas de comunicação sistêmica.
A culinária vegana, exige um contato mais íntimo e paciente na forma de manipular e administrar a infinita gama de ingredientes naturais de origem vegetal que se concentram no ecossistema, os quais são usados, misturados, fundidos e transformados para a concepção dos sabores, texturas e aromas, sem falar na abolição do sofrimento animal e no complexo e benéfico número de nutrientes que elevam a qualidade da vida humana.
Mas infelizmente o atual ritmo imposto pela sociedade cosmopolita e contemporânea "moderna", constrói barreiras que tendem a dificultar tal aproximação, por diversos motivos, sejam eles tempo, comodidade, praticidade, tecnologia, enfim, impondo motivações extrínsecas que, por uma miríade de circunstâncias, acabam muitas vezes diluindo as expectativas em pequenas ampolas de sobrevivência.  
De maneira alguma existe aqui, a pretensão de instigar uma apologia em prol à dieta vegana, mas apenas expressar um ponto de vista de um reles praticante de peripécias e experiências culinárias, que sutilmente, foi atingido pelos benefícios ocultos da alquimia vegetal.




Por Leonardo Barden


   


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...