 |
| Auto retrato - 1924 |
Arquiteto, designer, fotógrafo e tipógrafo, além de professor, El Lissitzky foi, ao lado de Kazimir Malevich, um dos maiores expoentes do movimento artístico russo denominado Suprematismo, que tinha como cerne principal de sua ideologia a supremacia do puro sentimento aliado ao estudo das formas geométricas básicas - particularmente o quadrado e o círculo.
Suas experiências em diversas áreas de estudo lhe muniram de uma enorme gama de ferramentas para suas composições artísticas que eram apoiadas na fusão entre arquitetura, designer e pintura, tornando seu estilo de design gráfico um marco para o século XX, influenciando importantes movimentos artísticos como o Bauhaus e o construtivismo russo.
Uma de suas principais criações artísticas foi o estilo suprematista alternativo, que consistia numam série de obras geométricas abstratas que batizou de Proun. O significado exato do termo foi associado a contração de "proekt utverzhdenya novogo" (desenho para a confirmação do novo), mas mais tarde o autor definiu ambiguamente como sendo: " o patamar onde alguém muda da pintura para a arquitetura".
Sua vasta obra percorre desde trabalhos arquitetônicos, pinturas, fotomontagens, capas de livros, cartazes de tipografia e desenho industrial.
Algumas de suas obras:
 |
| victory over the sun all is well that begins well and has no end - 1913 |
 |
| There is over - 1920 |
 |
| Lenin Tribune - 1920 |
 |
| Proun 30 - 1920 |
|
|
|
|
|
|
|
 |
| Suprematic tale about two squares - 1920 |
 |
| Preliminary sketch for a poster - 1920 |
 |
| Proun - 1922 |
 |
| Cover of the book teyashim four billy goats - 1922 |
 |
| Cover of the avant guard periodical vyeshch - 1922 |
 |
| Proun 19 D - 1922 |
|
|
|
 |
| Announcer - 1923 |
 |
| New Man - 1923 |
 |
| Proun - 1923 |
 |
| Proun G7 - 1923 |
 |
| Proun 99 - 1924 |
 |
|
| Iron in clouds for strastnoy boulevard - 1925 |
|
 |
| Four arithmetic actions - 1928 |
 |
| Basic calculus - 1928 |
 |
| Proun 4B |
 |
| Tatlin at work |
.jpg!Blog.jpg) |
| All for the front all for victory |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.