segunda-feira, 17 de setembro de 2012

As raízes musicais jamaicanas do The Jolly Boys

Great Expectation
The Jolly Boys - Great Expectation (2010)
Jamaica, uma pequena ilha incrustrada em meio ao tropical clima caribenho e berço de uma das culturas musicais e sonoras mais ricas e variadas da civilização humana. Quando se fala de Jamaica sempre vem a mente a imagem de rastafari, maconha e Bob Marley, mas muitos desconhecem as raízes musicais desta instigante civilização, formada por escravos que conseguiram, através de revoltas e rebeliões, sua liberdade perante o governo britânico.
A música da Jamaica é reflexo da fusão deste espírito de luta e liberdade africana com a heterogeneidade cultural que fervilhou pela ilha durante os tempos, moldando assim os ritmos musicais que ali ecoam.
Na base destes ritmos jamaicanos encontra-se o mento, uma espécie de música folk, partindo da mistura de ritmos tribais africanos trazidos pelos escravos e da música européia trazida pelos colonizadores.
É amparado nestas raízes sonoras que o grupo jamaicano The Jolly Boys construiu sua vida musical nos idos da década de 50 até os dias de hoje, fundindo elementos da música country como o banjo e percussão jamaicana. No último álbum da banda de simpáticos, dançantes e criativos "velhinhos jamaicanos" (Great Expectation - 2010), eles reeditaram clássicos do rock de Iggy Pop, Steely Dan, The Doors, Lou Reed e New Order,  embalados por seu som raiz.
Sensacional ouvir e sentir a energia destes nobres senhores que percorreram o tempo de forma simples e sábia, expressando suas emoções através da música.


  Amy Winehouse na voz dos alegres meninos jamaicanos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para opiniões, criticas, sugestões e interpretações, sinta-se à vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...