Black Oak Arkansas |
O Grupo traz no nome uma homenagem a pacata cidade natal de seus integrantes, Black Oak, no estado de Arkansas. O auge do grupo foi na década de 1970 com dez álbuns lançados. Seu estilo é pontuado por apresentar múltiplos guitarristas e pela inconfundível voz rouca e grave e a maneira descontraída do vocalista Jim "Dandy" Mangrum.
Um curioso e inusitado caso sobre Black Oak Arkansas reside na forma em que os integrantes da banda encontraram para conseguirem o seu primeiro sistema de PA, roubando-o de uma escola. O grupo então resolveu montar o equipamento na orla da cidade e começar uma explosão de sons estridentes que misturavam country, blues, gospel até formar o rock, ecoando pelos quatro cantos da pequena cidade rural. Tal ato levou os membros a serem condenados por apropriação indébita e condenados a 26 anos de prisão na Tucker Prison Farm, pena a qual mais tarde seria suspensa. Mas o decorrido fato levou os membros do grupo a se retirarem para as colinas no centro norte rural de Arkansas, onde eles viviam da terra. Isolados numa propriedade plantando e fazendo música, acabaram refinando ainda mais seu estilo de rock rural sulista. Mais adiante no final da década de 60, a onda de psicodelia e espiritualismo oriental acabou atingindo em cheio o grupo e em 1969, assinaram contrato com a primeira gravadora.
Black Oak Arkansas |
Indubitavelmente as décadas de 1960 e 1970 foram o apogeu do rock, onde a criação atingiu seu ápice. Essa fartura de matéria, em determinado momento foi tamanha, que inúmeras bandas acabaram tendo raros instantes de sucesso comercial, porém, os registros permanecem e para nossa sorte ainda conseguimos encontrar sempre novas velhas e eternas canções que com o passar do tempo ainda continuam fazendo o mesmo efeito, e em certas ocasiões até mais intenso.
Apresentação da banda no Califórnia Jam, festival memorável ocorrido em 1974.
Alguns dos seus principais álbuns:
Black Oak Arkansas - 1971 |
Keep the faith - 1972 |
High on the hog - 1973 |
X-Rated - 1975 |
Ain't life grand - 1975 |